A ABCoimbra vem desde 2013 a trabalhar para melhorar as condições de trabalho das suas seleções, selecionadores, dirigentes, juízes e atletas. Nesse propósito a ABCoimbra desenvolve parcerias com diversas entidades para aumentar as suas competências no que diz respeito ao desenvolvimento e melhoria da prática do Basquetebol no distrito de Coimbra.
Após o período da pandemia que nos afetou a todos a ABCoimbra procurou expandir a sua rede de parceiros e por via da presença de um treinador em Coimbra da região Andaluza, Espanha, a ABCoimbra teve a oportunidade de visitar em março de 2022 a sede da Federación Andaluza de Baloncesto (FAB) e com eles assinar um acordo de cooperação e troca de experiências para os anos seguintes.
Em fevereiro de 2024 a ABCoimbra concorre a um projeto no Programa ERASMUS + para formação de treinadores. O projeto consiste em levar uma dezena de treinadores do distrito de Coimbra a Clinics de formação de treinadores em Espanha. A data inicial seria em junho.
A ABCoimbra viu esse projeto ser aprovado, mas fora do prazo inicialmente proposto. Feito o pedido de adiamento do mesmo, o qual foi aceite, a ABCoimbra tem assim a oportunidade de concretizar esse momento de formação que ajudará a melhorar a formação dos treinadores que estejam envolvidos.
Por proposta da FAB, no período de formação de treinadores que vai de 16 a 22 de dezembro de 2024, e aproveitando a realização do projeto, a ABCoimbra irá deslocar e realizar o seu estágio de Natal de preparação das suas seleções distritais, com vista à participação na Festa do Basquetebol Juvenil a realizar em Albufeira em abril de 2025 em Punta Úmbria.
A formação dos treinadores inclui formação em:
E são de responsabilidade da FAB que disponibilizará não só um intérprete para todos os momentos formativos, como acompanhamento de um coordenador de treinos da FAB, psicólogos, preparadores físicos e fisioterapeutas.
O principal objetivo é promover a inclusão social através do desporto, recorrendo a atletas e formadores dos clubes da ABCoimbra como embaixadores das redes locais.
Por outro lado, pretende-se ainda reforçar as competências intrapessoais dos atletas e dos formadores da ABCoimbra, tais como resiliência, gestão da frustração, confiança, disciplina, superação e amizade, competências fundamentais para o sucesso no desporto, para o crescimento pessoal dos atletas e também na vida em geral.
No que diz respeito às competências interpessoais dos atletas e dos formadores, pretende-se fortalecer a comunicação, o trabalho em equipa, liderança e resolução de conflitos, competências essenciais para estabelecer relacionamentos saudáveis, tanto no contexto desportivo como na sociedade em geral.
Ainda no campo das competências interpessoais, este projeto da ABCoimbra visa promover a compreensão, a empatia e o respeito entre atletas de diferentes origens culturais, através da interação com atletas estrangeiros e da participação em eventos desportivos internacionais, de forma a fortalecer os laços culturais europeus, identificar valores comuns e contribuir para a construção de uma comunidade europeia mais unida e inclusiva, enriquecendo as suas experiências desportivas e cívicas, contribuindo de forma inequívoca para o aumento da consciência intercultural e o senso de identidade europeia comum.
A ABCoimbra realizou mais um treino de observação das suas Seleções Distritais de Minibasquete com vista à participação na Festa Nacional do Minibasquete. Desta feita, os mais jovens atletas da
5ª Ação - 20 de maio 2024 - 21H30 às 23H30 Tema: " Proposta de patrocínio " Preletores: Alfredo Silva Formato da Ação: "on line - via Zoom" Inscrições através:
A Associação de Basquetebol de Coimbra abriu as inscrições para o Curso de Treinadores de Grau I que se realizará durante a próxima temporada. As inscrições decorrem de 13 de